Cabo Verde na lista de países carentes de ajuda alimentar
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde figura numa lista de 41 países que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), precisam de ajuda alimentar, apurou a PANA sexta-feira de fonte segura no local.
Um relatório da FAO sobre perspetivas de colheitas e situação alimentar indica que, “em Cabo Verde, dois por cento da população está em situação de crise”.
Segundo o relatório da FAO, o ano de 2018 foi um ano de fraco desempenho nos setores agrícola e pecuário, pelo que, de acordo com a análise feita no último quadro harmonizado, cerca de novemil Cabo-verdianos estão numa situação de crise alimentar.
O mesmo documento revela ainda dificuldades causadas pela falta de chuvas que afetam diversos países da costa ocidental africana.
Segundo a FAO, “devido a um atraso no início da estação chuvosa, seguido por uma pluviosidade abaixo da média e irregular, afetaram o crescimento inicial” das plantações e o desenvolvimento das colheitas.
Na Mauritânia, a falta de chuva provocou níveis de produção mais baixos nos últimos 20 anos.
A reduzida precipitação registada, incluindo seca severa na África Oriental, está a piorar a situação de insegurança alimentar em vários países da região onde a produção de cereais deve cair 5,6 por cento em 2019, fazendo aumentar os preços em toda a região.
Os piores efeitos são sentidos no Quénia e na Somália.
No Zimbabwé, o número de pessoas com insegurança alimentar, no início de 2020, deve ser o dobro do que era no mesmo período em 2019.
Na Coreia do Norte, deve continuar a baixa produção agrícola.
Estima-se que cerca de 40 por cento da população está em situação de insegurança alimentar.
-0- PANA CS/DD 21set2019