Cabo Verde na cimeira para democracia organizada pelos EUA
Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, participou esta quinta-feira, 09, por video-conferência, na cimeira para a Democracia, organizado pelo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, apurou a PANA de fonte oficial.
Ulisses Correia e Silva Esteve entre os 12 líderes mundiais selecionados pelo Presidente Biden para estar num painel interativo, no primeiro dia do evento, revelou o próprio na sua página de rede social, sublinhando que Cabo Verde é a única nação africana a participar na sessão de abertura da cimeira.
“A minha intervenção será sobre o posicionamento de Cabo Verde em relação à democracia. Ainda Cabo Verde irá no evento destacar a sua experiência e os desafios para fortalecer a democracia, assim como as reformas, iniciativas e compromissos referentes aos objetivos da Cimeira”, escreveu o primeiro-ministro.
A Cimeira da Democracia, segundo o chefe do Governo cabo-verdiano, oferece uma oportunidade extraordinária de chamar a atenção do mundo para questões de renovação democrática e de mobilizar a ação internacional para a democracia, os direitos humanos e a luta contra a corrupção.
Líderes e organizações de mais de 100 países e territórios participam a partir desta quinta-feira na Cimeira para a Democracia, iniciativa em formato virtual promovida pela administração norte-americana liderada por Joe Biden.
Na cimeira virtual - organizada até sexta-feira a partir de Washington - o Presidente norte-americano vai reunir chefes de Estado e de Governo e líderes de organizações, mas também representantes do setor privado e de organizações civis, num esforço global para defender as democracias contra o autoritarismo, a corrupção e os ataques sistemáticos aos direitos humanos.
-0- PANA CS/IZ 09 dez 2021