Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde na 60ª cimeira da CEDEAO em Abuja

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, participa este domingo, 12, na 60ª sessão ordinária da conferência dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que tem lugar, em Abuja, na Nigéria, apurou a PANA de fonte oficial.

Uma nota da Presidência da República cabo-verdiana indica que a cimeira vai debater sobre o programa de Moeda Única da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e sobre a questão das mudanças climáticas.

Os participantes do encontro, na capital nigeriana, irão ainda analisar  as situações prevalecentes no Mali e na Guiné-Conakry, bem com a reforma institucional da CEDEAO em curso.

A mesma fonte adianta que, à chegada, no sábado, José Maria Neves participou num encontro com os seus homólogos presentes no evento, promovido pelo atual chefe de Estado do Gana e presidente em exercício da CEDEAO, Nana Akufo-Addo, onde foram analisados os desafios que a Democracia enfrenta nesta sub-região e os meios para a reforçar.

No seu discurso de posse, José Maria Neves garantiu uma crescente presença e participação de Cabo Verde na CEDEAO e nas instâncias e iniciativas da União Africana e outras instituições de âmbito continental.

Esta é a primeira deslocação do novo chefe de Estado cabo-verdiano para missão fora do país, desde que tomou posse, a 09 de novembro.

No entanto é a sua segunda deslocação, desde que foi eleito, tendo a primeira visita sido realizada dois dias depois das eleições de 17 de outubro, ao Gana, para encontrar-se com o chefe de Estado deste país.

O objetivo desta “visita de cortesia”, segundo um comunicado, era de afirmar “mais uma vez a importância estratégica” que continua a atribuir “à inserção competitiva de Cabo Verde” no espaço regional da CEDEAO.

Esta comunidade económica é composta por 15 países situados, na região da África Ocidental, em que é o único Estado-membro sem fronteira terrestre com os restantes.

Além de Cabo Verde, integram a CEDEAO o Benim, o Burkina Faso, a Cote d’Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné-Conakry, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e o Togo.

-0- PANA CS/IZ 12dez2021