Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde mobiliza-se para fazer face à epidemia da dengue

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Governo de Cabo Verde decretou, para sexta-feira, tolerância de ponto a nível nacional, para permitir que os trabalhadores das instituições estatais e privadas participem numa grande campanha nacional de combate contra o mosquito vector da epidemia da dengue, apurou a PANA de fonte oficial.
Esta doença já matou cinco pessoas em quase nove mil casos confirmados desde o seu surto em finais de Setembro passado.
A epidemia começou nos concelhos da Praia (Santiago) e do Maio, e espalhou-se rapidamente para todo o arquipélago, levando o Governo a solicitar ajuda da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para ajudar as autoridades sanitárias do arquipélago a controlar a situação, o Governo cabo-verdiano recorreu igualmente à ajuda de países como o Brasil, Cuba, Espanha e Portugal.
A declaração da tolerância de ponto para sexta-feira foi anunciada pelo primeiro-ministro José Maria Neves que apelou aos seus compatriotas a se engajarem nas acções e campanhas de limpeza em todos os pontos do território nacional.
O objectivo destas campanhas que vão prosseguir durante todo o fim- de-semana é eliminar as poças da água estagnada e outros utensílios onde os mosquitos transmissores possam reproduzir-se.
José Maria Neves considera que esta é a melhor forma de interromper a cadeia de transmissão da dengue que assola Cabo Verde.
O chefe do Governo cabo-verdiano garantiu também que as autoridades sanitárias estão a tomar todas as medidas necessárias para garantir o tratamento das pessoas afectadas, recorrendo, em caso de necessidade, ao pessoal hospitalar reformado (médicos e enfermeiros).
O Governo já conseguiu também instalar no país os laboratórios que permitem fazer as análises serológicas e biomolecuares do vírus causador da dengue, o que antes só era possível com o envio das amostras para o Instituto Pasteur em Dakar (Senegal).
As respostas a essas análises demoravam alguns dias o que complicava o diagnóstico e o consequente tratamento dos doentes.