Cabo Verde mobiliza 4,5 mil milhões de euros em fórum de investimento
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde mobilizou um valor recorde de 4.500.000.000 euros no quarto fórum de investimento, decorrido durante dois dias na ilha do Sal, soube a PANA de fonte oficial.
O montante é mais do que o dobro do prognosticado pela organização do evento, deu a conhecer sexta-feira o ministro cabo-verdiano das Finanças, Olavo Correia no final do fórum, que teve como lema "Cabo Verde is Open to the World" (Cabo Verde está aberto ao Mundo).
O também vice-primeiro-ministro cabo-verdiano sublinhou nessa ocasião a contratualização dos investimentos num contexto difícil de uma tripla crise, climática, pandémica e de guerra na Ucrânia, dizendo, no entanto, esperar que os compromissos sejam materializados.
"Este fórum acabou por representar um espaço de parceria, de diálogo, de engajamento e de aproximação entre promotores privados, instituições financeiras, parceiros internacionais e o Governo", disse o governante, mostrando-se, por isso, "satisfeito" com os resultados.
"Penso que foi um fórum muito útil, muito proveitoso. Foram feitos negócios importantes e contactos relevantes. A nossa tarefa agora é trabalhar para fazermos acontecer", desafiou o membro do Governo cabo-verdiano, organizador do evento.
Conforme dados avançados pelz organização no final do evento, o valor mobilizado diz respeito a projetos distribuídos em seis ilhas, sendo que 90 por cento são dos setores turístico e da imobiliária turística.
Para o presidente da Cabo Verde TradeInvest, José Almada Dias, parceiro do Governo na organização do evento, são resultados excelentes que demonstram o interesse dos investidores por Cabo Verde, esperando agora que todas as convenções de estabelecimentos sejam concretizadas.
José Almada Dias avançou que o fórum contou com 372 participantes inscritos, contra a expectativa de 200, 18 instituições financeiras, sendo sete nacionais e 11 internacionais, e 23 parceiros.
O evento contou ainda com a apresentação de oito projetos privados na plenária, cobrindo os setores do turismo, das economias azul, verde e digital.
Esta quarta edição do Cabo Verde Investment Fórum (CVIF) pretendeu ser "um instrumento privilegiado de mobilização de investimentos para o setor privado cabo-verdiano", promovendo o acesso dos empresários e promotores nacionais aos mercados de capitais nacionais e internacionais.
Nesta quarta edição, estiveram em destaque, como os principais eixos de desenvolvimento sustentável do país, os setores das economias digital, azul, das energias renováveis, do transporte marítimo e aéreo, dos serviços financeiros, do agro-negócio e do turismo.
O fórum regressou ao país após duas edições realizadas no estrangeiro, sendo organizado pelo Governo, em parceria com a Cabo Verde Tradeinvest, entidade pública que promove a captação de investimentos estrangeiros para o arquipélago.
A primeira edição realizou-se também na ilha do Sal, em julho de 2019, a segunda, em setembro de 2019, em Boston (Estados Unidos), e a terceirto, em fevereiro último, no Dubai, no âmbito da participação de Cabo Verde na Expo 2020 Dubai.
-0- PANA CS/DD 19junho2022