Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde ministra formação sobre transformação de pescado a jovens santomenses

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cem jovens de São Tomé e Príncipe vão participar, a partir da próxima segunda-feira, numa ação de formação em conservação e transformação de pescado em Cabo Verde, apurou, sexta-feira, a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Trata-se de uma ação que resulta de um protocolo assinado esta sexta-feira na capital cabo-verdiana entre o IEFP e o Projeto de Apoio ao Setor da Formação Profissional nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PASFP – UE/PALOP e TL), financiado pela União Europeia (UE) com cerca de dois milhões e 500 mil euros.

A formação a ser ministrada por técnicos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Cabo Verde, vai prolongar-se até a 30 de outubro corrente, de acordo com a fonte.

Solicitado e decidido pelo Governo santomense, o curso visa beneficiar jovens desempregados ou com dificuldades de inserção socioprofissional, sem qualificações profissionais e precocemente excluídos da escola pública.

Com a capacitação desses jovens no domínio da “Transformação, Conservação e Comercialização de Pescado”, pretende-se a melhoria da qualidade dos produtos da pesca e a criação de oportunidades de negócios no setor em São Tomé e Príncipe e, por esta via, apoiar o desenvolvimento socioeconómico e o combate à pobreza naquele país.

A formação em São Tomé e Príncipe é a primeira atividade do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde no âmbito do processo da sua internacionalização e vai ser executado através do seu Centro de Formação em Transformação Alimentar de São Jorge (CFPTA S. Jorge).

O projeto assinado pelo PASFP – UE/PALOP e TL com o IEFP orça em cerca de 60 mil euros.

Para próxima segunda-feira, está prevista a assinatura de um outro protocolo com Moçambique, desta feita, para ações de formação nos setores da hotelaria, do turismo e da restauração no mesmo país.

Cabo Verde, que beneficiou no ano passado de uma formação em agronegócio realizada no âmbito do PASFP – UE/PALOP e TL, é quem gera os recursos disponíveis no âmbito deste projeto e propõe e, depois, decide em concertação com outros países, as atividades que devem ser realizadas.

-0- PANA CS/DD 13set2013