Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde melhora no índice de destinos turísticos competitivos no mundo

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde subiu em 2013 dois lugares no Índice de Competitividade de Viagens e Turismo (TTCI) ocupando agora a 87ª posição no ranking dos destinos mais procurados para investimentos turísticos, apurou a PANA, quinta-feira, na cidade da Praia de fonte do setor.

De acordo com dados apresentados na capital cabo-verdiana pela empresa especializada do ramo, Inove Research, Cabo Verde, que aumentou a sua pontuação de 3,8 para 3,9 pontos, fica à frente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), é o terceiro na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o quarto na África subsariana.

O arquipélago cabo-verdiano, segundo o Inove Research, apresenta um bom desempenho a nível dos pilares “ambiente de negócios e infraestruturas” e no “quadro regulamentar”, mas os recursos humanos, culturais e naturais continuam a limitar o seu posicionamento no ranking.

Numa primeira reação às apreciações feitas no relatório, o diretor-geral do Turismo de Cabo Verde, Emanuel Almeida, disse que a divulgação desses resultados vai servir de alerta para o Governo na questão do planeamento turístico no país.

“São vertentes em que estamos a trabalhar visando a sustentabilidade ambiental, do ordenamento do território, da indústria criativa e da economia da cultura”, indicou.

No que se refere à cultura, setor que tem vindo a dificultar a melhoria do desempenho do arquipélago enquanto destino turístico, Emanuel Almeida admite que seja necessário trabalhar esta vertente de forma mais aprofundada, isto é valorizando os espaços culturais para que sejam de facto um produto turístico.

Emanuel Almeida congratulou-se, entretanto, com a posição de 87ª atribuída a Cabo Verde no relatório do índice de competitividade deste ano, que abarca mais de 140 países, uma vez que ela indicia a forte aposta que está a ser feita no turismo em Cabo Verde, considerado o “setor motor da economia nacional”.

O Índice de Competitividade em Viagens e Turismo (Inglês: Travel and Tourism Competitiveness Index, sigla TTCI), traduzido também como Índice de Competitividade Turística, foi desenvolvido e publicado pela primeira vez em 2007 pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), incluindo, na altura, 124 países.

O índice, que é uma medição dos fatores atrativos para se realizar investimentos ou desenvolver negócios no setor de viagens e turismo de um pais específico, não deve, no entanto, ser confundido com uma medição da atratividade do país como destino turístico.

-0- PANA CS/DD 08 mar 2013