Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde marca eleições autárquicas para 1 de julho

Praia, Cabo Verde (PANA) - As próximas eleições autárquicas em Cabo Verde foram marcadas pelo Governo para 1 de julho depois de o primeiro-ministro, José Maria Neves, ter consultado os partidos políticos legalmente constituídos sobre a data do escrutínio, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

Trata-se das sextas eleições para a constituição dos órgãos do poder local após a implantação, em 1991, do regime pluripartidário em Cabo Verde.

Até ao momento, apenas quatro forças políticas - o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), o Movimento para a Democracia (MpD), a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) e o Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) - apresentaram os candidatos à presidência das Câmaras e das Assembleia Municipais.

Grupos de candidatos independentes já anunciaram também que irão concorrer às eleições autárquicas deste ano em vários dos 22 municípios cabo-verdianos.

O PAICV, no poder a nível nacional, é a única força política que vai apresentar candidatura própria nos 22 municípios, enquanto o MpD, maior partido da oposição, vai concorrer em 21 autarquias e apoiar o grupo independente na ilha do Sal, que vai ser encabeçado pelo atual autarca Jorge Figueiredo.

A UCID, por razões financeiras, concorre em apenas cinco municípios, entre eles o de São Vicente, onde se apresenta com o líder do partido, António Monteiro.

Nas últimas eleições autárquicas, realizadas a 18 de maio de 2008, o MpD venceu 12 câmaras - Cidade da Praia, Santa Catarina, Tarrafal, São Domingos, São Miguel e Ribeira Grande (todas na ilha de Santiago), Maio, Boavista, Ribeira Grande e Porto Novo (Santo Antão) e São Vicente, bem como a do Sal.

O PAICV, por seu lado, venceu as restantes 10: Santa Cruz, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos (Santiago), Mosteiros, Santa Catarina e São Filipe (Fogo), Brava (Brava), Paul (Santo Antão) e Ribeira Brava e Tarrafal (São Nicolau).

De acordo com a Lei Eleitoral cabo-verdiana para os órgãos das autarquias locais, poderão apresentar candidaturas a estas eleições partidos políticos, coligações de partidos políticos constituídas para fins eleitorais e grupos de cidadãos recenseados na área do município e não filiados em partidos políticos, correspondentes a 5 porcento do número de cidadãos eleitores.

As listas terão de ser apresentadas perante o juiz de comarca na sede do município respetivo até a 50 dias antes da data prevista para as eleições.

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas locais irá decorrer entre 14 e 29 de junho.

-0- PANA CS/TON 14abril2012