Cabo Verde marca eleições autárquicas para 25 de outubro
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde marcou as eleições autárquicas deste ano, no país, para 25 de outubro, após ouvir os partidos políticos sobre a matéria, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.
Em declarações à imprensa, o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, disse tratar-se de uma data "que vai ao encontro daquilo que é a opinião da maioria dos partidos políticos que nós ouvimos” e que também cumpre o preceito constitucional e do Código Eleitoral sobre a marcação das eleições autárquicas.
Fernando Elísio Freire adiantou ainda que, tendo em conta o momento da pandemia que o país está a viver, esta data vai dar tempo também para que as estruturas da saúde e a Comissão Nacional e Eleições (CNE) se prepararem para garantir que as eleições decorram na normalidade.
O governante indicou ainda que, proximamente, a CNE e a Direção Nacional da Saúde irão emitir um conjunto de diretivas para que as eleições autárquicas de 2020 decorram em segurança.
“Essas diretivas vão, de certeza, no sentido de se respeitar o distanciamento e o reforço das medidas de proteção para se evitar qualquer tipo de propagação no dia do ato eleitoral, mas que não impeça uma excelente participação dos Cabo-verdianos nesse importante ato eleitoral”, explicou.
Cabo Verde realiza, em 2020, as suas oitavas eleições autárquicas para a escolha dos autarcas dos 22 municípios do arquipélago.
Nas últimas eleições autárquicas, que aconteceram em 04 de setembro de 2016, estavam inscritos 316.828 eleitores nos cadernos eleitorais.
O número de eleitores cabo-verdianos que podem votar nas autárquicas deste ano aumentou em quase 50 mil, para 365.157 inscritos, segundo o mapa do recenseamento eleitoral publicado em fevereiro pela Direção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral.
De acordo com o mapa do número de eleitores inscritos no recenseamento eleitoral, nos 22 municípios do arquipélago estão registados 318.047 eleitores, número a que acrescem os registados fora do país.
As oitavas eleições autárquicas deverão custar ao Estado mais de 3,6 milhões de euros, segundo uma estimativa governamental que consta da lei do Orçamento do Estado.
Entre o total de inscritos para votar em 2020 há registo ainda de 2.369 cidadãos estrangeiros (residentes há pelo menos três anos podem votar nas eleições autárquicas). Em 2016, os estrangeiros inscritos para votar foram 2.414.
-0- PANA CS/IZ 04ago2020