Cabo Verde mantém tendência de diminuição de casos de covid-19, diz Governo
Praia, Cabo Verde (PANA) - O diretor nacional de Saúde de Cabo Verde, Jorge Noel Barreto, disse, segunda-feira, na cidade da Praia, que se mantém a tendência para uma situação de estabilização ou até mesmo para a diminuição de casos de covid-19 em todo o país, que, nos últimos 14 dias, regista uma taxa de 380 casos por 100 mil habitantes, apurou a PANA de fonte oficial.
"Isto significa que as medidas de prevenção devem continuar a ser cumpridas. As pessoas devem fazer um esforço para evitar situações de aglomeração, devem zelar pela higienização das mãos e pelo uso adequado das máscaras", apelou Jorge Barreto, na habitual conferencia de imprensa sobre o balanço da evolução da pandemia do arquipélago.
O diretor nacional da Saúde precisou que Cabo Verde registou 45 mortes provocadas pela covid-19 durante o mês de maio último, ou seja, menos seis do que em abril que registou 51 óbitos.
O responsável informou ainda que, neste final de semana, “lamentavelmente” teve-se o conhecimento de mais três óbitos, dos quais dois notificados de sexta para sábado últimos e um de sábado para domingo últimos.
“Neste momento, nós temos um total acumulado de 264 pessoas que já morreram por causa de covid-19, o que representa uma taxa de letalidade global de 0,87 por cento”, frisou.
O porta-voz do Ministério da Saúde deu conta que, neste momento, a taxa de positividade no país é de 13 por cento, ainda muito alta, já que o ideal será inferior a quatro por cento.
Em termos de doentes internados em hospitais, Jorge Noel Barreto avançou que no Hospital Agostinho Neto estão quatro, sendo dois em situação mais critica.
No Hospital de Santa Rita Vieira, em Santiago Norte, afirmou que estão oito pessoas internadas, das quais uma em estado crítico, enquanto no Hospital Ramiro Figueira, na ilha do Sal, está uma.
Já no Hospital Baptista de Sousa estão oito doentes internados, dos quais dois em estado mais grave, em São Francisco de Assis, na ilha do Fogo, está uma pessoa internada, e quatro no Hospital João Morais.
Boa Vista e Ribeira Brava recensearam cada uma pessoa internada.
Neste momento, a taxa de ocupação por causa da covid-19 é, segundo Jorge Noel Barreto, de 32 por cento.
Ainda na mesma conferência de imprensa, o diretor nacional da Saúde realçou que, das pessoas falecidas por causa de covid-19 no país, 82 por cento são pessoas com 60 ou mais anos de idade.
Entretanto, Cabo Verde reportou segunda-feira mais 80 casos positivos de covid-19, assinalados nas últimas 24 horas, num universo de 790 resultados recebidos dos diferentes laboratórios de virologia do País.
Com estas novas atualizações, o arquipélago passa a contabilizar 1.448 casos ativos 28.710 casos recuperados, 264 óbitos, oito óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 30.439 casos positivos acumulados.
-0- PANA CS/DD 01junho2021