Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde manifesta pesar pelo falecimento do Presidente da Zâmbia

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente da República e o primeiro-ministro cabo-verdianos manifestaram, quarta-feira, na cidade da Praia, profundo pesar pelo falecimento do Presidente da Zâmbia, Michael Sata, ocorrido terça-feira, em Londres (Inglaterra), apurou a PANA de fonte oficial.

Em mensagem de pesar enviada ao Presidente Interino da Zâmbia, Guy Scott, o chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, disse que foi com “profunda mágoa” que tomou conhecimento do falecimento do Presidente Michael Sata.

Sublinhando que “o Presidente Michael Sata deixará certamente muita saudade ao povo zambiano”, Jorge Carlos Fonseca endereçou a Guy Scott, ao povo zambiano e à família enlutada as suas sinceras condolências.

Há muito que se falava que Michael Sata estaria gravemente doente, sendo que o Presidente não era visto em público desde o seu regresso da Assembleia Geral da ONU no mês passado, onde, contrariando planos prévios, não discursou.

Por sua vez, o primeiro-ministro José Maria Neves lamentou o passamento do Presidente da Zâmbia, Michael Sata, e apresentou ao Governo e ao povo zambianos as suas condolências.

José Maria Neves, que falava aos jornalistas, disse esperar que eles possam ultrapassar o momento e continuarem o “percurso ascendente” em termos da “consolidação do Estado de Direito Democrático e em termos de criação de condições para o crescimento e desenvolvimento global da Zâmbia”.

Michael Sata, 77 anos, foi o quinto chefe de Estado desde a independência daquele país africano, que completou 50 anos na semana passada, em festejos que já não contaram com a presença do Presidente, que já estava em Londres para se submeter a tratamento médico.

Foram igualmente as mesmas razões de saúde que o impediram de discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Desde que saiu da Zâmbia, o ministro da Defesa e Justiça, Edgar Lungu, assumiu como Presidente interino.

No entanto, o atual Vice-Presidente, Guy Scott, foi nomeado, quarta-feira, chefe de Estado interino até à realização de eleições dentro de 90 dias.

Guy Scott torna-se assim no primeiro líder branco a assumir a Presidência num país africano da era do pós-apartheid na África do Sul de Frederik de Klerk.

-0- PANA CS/IZ 30out2014