Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde manifesta consternação por vítimas de acidente na Espanha

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde manifestou ao povo espanhol e às famílias enlutadas das vítimas do trágico acidente ferroviário ocorrido quarta-feira em Santiago de Compostela, que provocou 80 vítimas mortais e 178 feridos, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

Numa mensagem subscrita pelo ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, o Executivo cabo-verdiano sublinha que o acidente com o comboio de passageiros, que se traduziu em “perdas irreparáveis” em vidas humanas, entristeceu também Cabo Verde como a Espanha, a Europa e o Mundo.

A nota publicada sexta-feira indica que a embaixada de Cabo Verde na Espanha, onde reside uma significativa comunidade cabo-verdiana, acompanha “de perto” a situação, não se tendo registado, até ao momento, qualquer cidadão de nacionalidade cabo-verdiana entre as vítimas.

Na sua mensagem enviada ao Governo espanhol, o Executivo cabo-verdiano aproveita ainda para desejar uma “rápida recuperação” aos feridos desse trágico acidente.

O chefe da Polícia da Galiza anunciou que o maquinista que conduzia o comboio que descarrilou na quarta-feira à noite em Santiago de Compostela está detido desde quinta-feira para ser ouvido.

O maquinista Francisco José Garzón é suspeito de ter sido o principal responsável pelo acidente por causa do excesso de velocidade, tendo reconhecido que conduzia a 190 quilómetros por hora numa zona limitada a 80.

-0- PANA CS/TON 27jul2013