Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde leva 90 atletas para Jogos da Lusofonia

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A caravana desportiva de Cabo Verde aos Segundos Jogos da Lusofonia, previstos para 11 e 19 de Julho em Lisboa (Portugal), integra 90 atletas de sete modalidades, a maior delegação desportiva que o país envia para um evento no estrangeiro, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial na Praia.
Cabo Verde vai participar nas modalidades de futebol (masculinos), atletismo (masculinos e femininos), judo (masculinos e femininos), taekwondo (masculinos), basquetebol (masculinos e femininos) e voleibol de praia (masculinos e femininos).
A caravana cabo-verdiana integra ainda três atletas (dois homens e uma mulher) que participarão nos Jogos Paralímpicos da Lusofonia na modalidade de atletismo.
Nos Primeiros Jogos da Lusofonia, em Macau em Setembro de 2006, Cabo Verde participou com 54 atletas de cinco modalidades e que trouxeram para o arquipélago várias medalhas, das quais uma de ouro na Meia Maratona masculina.
A delegação cabo-verdiana conquistou também medalhas de prata e bronze em taekwondo e de bronze em futebol e basquetebol, tanto em masculinos como em femininos.
Segundo o presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Franklim Palma, que chefia a delegação aos II Jogos da Lusofonia, o objectivo é melhorar as capacidades dos atletas com vista à sua preparação para torneios internacionais, como os Jogos Panafricanos e os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
"Vamos para competir a ganhar experiência internacional.
Não vamos à caça das medalhas", sintetizou.
Atletas dos oito países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) e Macau participarão na II edição dos Jogos da Lusofonia, organizados pela Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) constituída em 2004.
A segunda edição dos jogos contará ainda com o concurso de atletas da Guiné Equatorial, da Índia e do Sri Lanka, países membros associados da ACOLOP.