Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde lança projeto de implementação de receitas eletrónicas

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério da Saúde (MS) de Cabo Verde lança esta sexta-feira um Projeto de Receitas Eletrónicas, procedimento que permite a prescrição de medicamentos com recurso às tecnologias de informação e de comunicação, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

De acordo com o MS, trata-se de um projeto lançado no âmbito das reformas em curso nos Sistemas de Saúde e Previdência Social e que se assume como “fundamental na introdução de mecanismos mais eficientes para a gestão das prescrições e de medicamentos”.

Com este empreendimento pretende-se integrar, numa única plataforma, iniciativas de várias instituições, nomeadamente o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), a Agência de Regulação e Supervisão do Produtos Farmacêuticos (ARFA) e a Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (EMPROFAC).

Ao empreendimento são associadas também a empresa de indústria farmacêutica INPHARMA, Clinicas Privadas e a Ordem dos Médicos de Cabo Verde com o objetivo de melhorar o atendimento ao utente e a eficiência na gestão dos recursos.

A prescrição eletrónica aplica-se a todos os medicamentos sujeitos à receita médica, incluindo medicamentos manipulados, medicamentos contendo estupefacientes ou substâncias psicotrópicas e outros produtos comparticipados.

Aplica-se aos medicamentos dispensados em farmácias destinados a ser comparticipados no seu preço, independentemente do seu local de prescrição e a prescrição eletrónica de medicamentos pode ainda ser utilizada para a prescrição de medicamentos não comparticipados, indica-se.

-0- PANA CS/DD 26dez2014