Última Hora

Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde lança fundo de apoio a famílias para atividades geradoras de rendimento

Praia, Cabo Verde (PANA) - A ONU-Habitat em Cabo Verde e a Associação Cabo-verdiana de Autopromoção da Mulher (Morabi) lançaram segunda-feira, na cidade da Praia, um programa Fundos Geridos pela Comunidade (CMF, sigla inglês) destinado a apoiar famílias na criação de atividades geradoras de rendimento, apurou a PANA de fonte segura.

Trata-se de um programa que busca a capacitação e integração das populações na tomada de decisões e torná-las ativas na implementação de projetos de melhoria das condições de vida nos seus bairros, através de atividades geradoras de rendimentos.

Os Fundos Geridos pela Comunidade poderão permitir às famílias do meio urbano, sobretudo as mais afetadas pela covid-19, a recuperarem suas rendas ou iniciarem atividades que as permitam terem um rendimento, contribuindo assim para a redução do impacto da pandemia nas comunidades.

No âmbito do projeto, foi elaborado um guia prático de implementação que assegura a estandardização dos procedimentos e orienta os gestores e membros comunitários na implementação deste mecanismo.

Financiado pela União Europeia e implementado pela ONU-Habitat, em parceria com o Governo de Cabo Verde, os Fundos Geridos pela Comunidade estão integrados na estratégia do Programa Participativo para a Melhoria dos Assentamentos Informais (PSUP) que visa contribuir para a melhoria das condições de vida das populações urbanas.

Também fornece um suporte técnico a mais de 100 países, mais especificamente em mais de 30 países africanos, das Caraíbas e do Pacífico (ACP), de modo a enfrentarem a natureza multidimensional do desafio da rápida urbanização.

Em Cabo Verde, o empreendimento está a ser implementado em três comunidades, nomeadamente Água Funda (Praia), Iraque (Mindelo) e Povoação Velha (Boa Vista), com o apoio da Morabi, com o fito de desenvolver e experimentar uma estratégia que, depois, poderá ser replicada noutros bairros do país, considerando o microcrédito como um instrumento de inclusão financeira da população de baixa renda.

-0- PANA CS/DD 14dez2020