Cabo Verde lança campanha de vacinação contra gripe
Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma campanha de vacinação anual contra a gripe iniciou-se esta terça-feira para pessoas maiores dos 65 anos de idade e as de maior risco, nomeadamente diabéticos e as com doença renal crónica, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com o Ministério cabo-verdiano da Saúde, a operação, a primeira do género, vai decorrer durante novembro corrente em todas as estruturas de saúde de atenção primária e nos hospitais centrais, com o objetivo de diminuir a mortalidade e complicações causadas pela gripe.
Com esta iniciativa, Cabo Verde pretende dar resposta à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta a vacina como "a maneira mais eficaz de prevenir a gripe", doença que continua a ser um dos “maiores desafios” de saúde pública no mundo.
Para o efeito, o Governo cabo-verdiano comprou 5.000 doses de vacinas contra a gripe, no valor de 23.000 dólares americanos, a fim de imunizar mais de 4.000 pessoas de risco, com uma dose anual.
Para o período 2019-2030, a OMS lançou uma estratégia global de controlo da influenza (gripe) cujo objetivo é proteger as pessoas contra esta ameaça.
A nova estratégia tem como fito prevenir a gripe sazonal, controlar a disseminação da gripe de animais para os seres humanos e prever a próxima pandemia da doenca.
“A ameaça da gripe pandémica está sempre presente”, alertou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde.
Estima-se que, a cada ano, haja 1.000.000.000 de casos de gripe, dos quais três a cinco milhões são casos graves, resultando em 290.000 a 650.000 mortes por doenças respiratórias relacionadas com a gripe.
-0- PANA CS/DD 08novembro2023