Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde lamenta morte de Óscar Niemeyer

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde lamentou quinta-feira a morte do arquiteto brasileiro Óscar Niemeyer, falecido quarta-feira à noite aos 104 anos no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, onde estava internado desde o início de novembro, soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Numa carta enviada à Presidente brasileira, Dilma Roussef, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, disse ter recebido com "imensa tristeza e pesar" a notícia da morte do arquiteto de reputação mundial, responsável por obras emblemáticas, entre elas a capital brasileira, Brasília, e o projeto da sede da ONU, em Nova Iorque.

José Maria Neves considera Óscar Niemeyer "uma das figuras mundiais cintilantes da contemporaneidade" e "património humano de toda a Lusofonia".

"Estou certo de que saberemos todos honrar a memória do arquiteto Óscar Niemeyer, um dos mais ilustres filhos do Brasil, uma das figuras mundiais cintilantes da contemporaneidade e um património humano de toda a Lusofonia, em cujo espaço de Língua, Cultura e História, juntos aos brasileiros, pertencemos", escreveu o primeiro-ministro cabo-verdiano na sua mensagem.

-0- PANA CS/TON 06dez2012