Cabo Verde investe 50.000.000 euros na reabilitação de seu estaleiro naval, diz Governo
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde investirá 5.000.000 euros na reabilitação e reconstrução dos Estaleiros Navais da Cabnave que opera na ilha cabo-verdiana de São Vicente, apurou a PANA de fonte segura.
A informação foi dada sexta-feira última à imprensa pelo ministro do Mar, Abraão Vicente, após acompanhar o Presidente da República, José Maria Neves, numa visita a algumas instituições ligadas ao mar, na cidade da Praia.
Nessa ocasião, o governante recordou que a Cabnave foi inaugurada há 40 anos e que nunca recebeu investimentos, pelo que, frisou, o Governo está a trabalhar um pacote importante que pode ultrapassar 50.000.000 euros para colocar os estaleiros no seu estado normal de funcionamento e relançar novos nichos de negócios.
Apesar de considerar que a principal área de investimentos nos próximos tempos terá de ser a reabilitação e reconstrução da Cabnave, como a empresa que dá garantias para que o setor marítimo continue a flutuar, Abraão Vicente defendeu a necessidade de assumir a economia marítima como um setor “absolutamente crucial" na criação de emprego e rendimentos, e no alavancar do país como uma economia de futuro.
“Cabo Verde sem transportes marítimos eficientes e eficazes não tem a coesão territorial necessária e, como uma empresa de gestão portuária que não tenha consciência de que é preciso estar integrado com o sistema mundial, também não prestará os seus serviços”, alertou.
A Cabnave, Estaleiros Navais de Cabo Verde, com sede em São Vicente, é uma sociedade anónima, com capital social maioritariamente público (98,89 por cento).
Trata-se de uma infraestrutura que começou a ser construída em maio de 1980 e que opera no setor da reparação naval desde finais de 1983, altura da conclusão da construção dos estaleiros, prestando serviços à frota nacional e internacional.
-0- PANA CS/DD 15out2022