Cabo Verde interdita voos da Itália por causa do coronavírus
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde vai interditar, a partir desta quinta-feira, 27, todos os voos provenientes da Itália por um período de três semanas, por causa da epidemia coronavírus que afeta este país europeu, apurou a PANA de fonte oficial.
Segundo o último balanço, a doença já provocou na Itália 12 mortos, enquanto o número de casos confirmados aumentou para 374.
A decisão do Executivo cabo-verdiano foi anunciada pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, na página oficial da chefia do Governo no Facebook, indicando que a resolução foi aprovada em Conselho de Ministros e que será publicada a partir de hoje.
No entanto, Ulisses Correia e Silva esclareceu que “a situação será avaliada para decisão sobre a continuidade da medida ou seu cancelamento, conforme a avaliação da evolução do coronavírus (COVID-19) em Itália”.
O Governo italiano já foi devidamente informado desta medida “preventiva, temporária, que se justifica pelo facto de se ter registado um aumento exponencial de casos de pessoas infetadas pela COVID-19, em Itália, com particular incidência no norte do país, disse.
O chefe do Governo cabo-verdiano explicou, ainda, que a decisão foi tomada pelo facto de existirem ligações diárias diretas entre os dois países, particularmente com as ilhas turísticas do Sal e Boa Vista, com um afluxo anual de 30 mil turistas e com uma média de estada de cerca de seis dias.
“Perante a situação de epidemia que está a atingir vários países do Mundo, é preciso sentido de responsabilidade e evitar atitudes oportunistas que nada contribuem para a prevenção e o combate de um fenómeno à escala global”, sublinhou.
O primeiro-ministro garantiu, também ,que o Governo de Cabo Verde tem estado a acompanhar, desde a primeira hora, e tem tomado as medidas que se impõem em decorrência da situação de emergência sanitária internacional declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na passada segunda-feira, 25, o Governo autorizou a transferência de verbas entre departamentos governamentais, no valor global de 76,8 mil contos cabo-verdianos, para financiar o Plano de Emergência da Luta contra a epidemia de coronavírus.
A resolução sobre esta decisão do Conselho de Ministros, e já publicada no Boletim Oficial (BO), realça que, para o efeito, foram cortadas verbas nos vários ministérios, previstas no Orçamento do Estado para 2020, essencialmente nas rubricas de “deslocação e estadas” de membros do Executivo.
Cabo Verde, até ao momento, não registou nenhum caso suspeito do surto do novo coronavírus que teve início no final de dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.
Desde então, já foram registados um total de 14,5 mil casos em 18 países e com 305 mortes, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
-0- PANA CS/IZ 27fev2020