Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde institui organização antidopng no desporto

Praia, Cabo Verde (PANA) – Os membros da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) tomam posse esta quinta-feira na cidade da Praia, segundo uma nota de imprensa do ministério cabo-verdiano do Desporto.

A OND-CV foi criada pelo Governo como forma de proteger o movimento desportivo cabo-verdiano do flagelo social da dopagem, lê-seno documento.

O ministério do Desporto diz estar “ciente da importância de preservar a saúde dos praticantes de desporto e da verdade desportiva, bem como, da necessidade de promover a licitude e a igualdade nas competições desportivas”.

Com base nesses pressupostos, como forma de se colmatar as lacunas existentes nesse domínio no arquipélago cabo-verdiano, o ministério do Desporto decidiu criar um “sistema eficaz” de luta contra a dopagem no desporto no país, condição, a seu ver, “sine qua non” para a verdade desportiva em Cabo Verde.

A materialização da ONAD-CV visa “assegurar e disseminar a ética e os valores do jogo limpo, em todas as manifestações desportivas", objetivos primordiais desta organização.

-0- PANA CS/DD 22junho2017