Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção cabo-verdiana de futebol inicia a sua campanha de apuramento para a fase final do CAN’2023 com uma deslocação ao Burkina Faso para defrontar em jogo da primeira jornada do Grupo B, a ser disputado a 30 de maio, apurou a PANA terça-feira.
De acordo com o calendário da Confederação Africana de Futebol (CAF), os Tubarões Azuis, nome por que é conhecida a seleção cabo-verdiana, estreiam-se em casa contra o Togo, em partida da segunda ronda, agendada para 14 de junho próximo.
Em setembro deste ano, os Tubarões Azuis voltam a jogar no seu reduto, desta feita contra a sua congénere de Eswatini (antiga Suazilândia), no dia 19, em jogo da terceira jornada, para oito dias depois, voltar a defrontar Eswatini, como equipa visitante, para a quarta rodada.
Para a quinta jornada, Cabo Verde recebe o Burkina Faso, a 20 de março do próximo ano, para terminar a sua campanha no Togo, em partida agendada para 20 do mesmo mês.
De acordo com o regulamento da prova, qualificam-se para a fase final do CAN’2023, a ser disputada de 23 de junho a 23 de julho, na Cote d’Ivoire, as duas primeiras equipas de cada grupo.
A prova máxima do futebol africano a nível de seleções vai contar com a participação de 24 equipas nacionais do continente.
Cabo Verde vai tentar a sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças de 2013, na África do Sul, 2015 na Guiné Equatorial e 2021 nos Camarões.
-0- PANA CS/IZ 26abril2022