Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde inicia atividades alusivas à Semana do Mar

Praia, Cabo Verde (PANA) – A ilha cabo-verdiana de São Vicente é palco, desde segunda-feira, de uma série de atividades alusivas à Semana do Mar e que culminam com a realização da IV edição da Feira de Atividades Ligadas ao Mar (Expomar), entre os dias 28 e 30 do mês em curso, apurou a PANA de fonte da organização.

Segundo Franklim Spencer, o coordenador do Núcleo Operacional do Cluster do Mar (NOCMAR), organizador do evento, a feira vem-se consolidando, de ano para ano, como um “importante ponto e momento de encontro” de atores ligados à economia marítima, e uma “oportunidade extraordinária” para que se possa promover o potencial de negócios do arquipélago nessa matéria.

A organização reservou os primeiros dias da Semana do Mar que antecedem a IV edição da Expomar, para a realização de uma série de palestras e workshop sobre temas diversificados que vão do “bunkering” à segurança, passando pelos transportes marítimos, busca e salvamento, regulação, soberania marítima, entre outros.

Franklim Spencer adiantou que este ano a IV Expomar, que será aberta oficialmente pelo primeiro-ministro José Maria Neves, dará um ”grande destaque” aos desportos náuticos, nas componentes institucional, desportiva, educativa e de uma “maior aproximação” ao mar, com “aposta forte” no “crescimento azul”.

Neste sentido, a feira conta com “uma forte participação” da Direção Geral dos Desportos e dos operadores e associações que já operam, quer nos aspetos desportivos, quer de negócio, como por exemplo a pesca desportiva.

“Esta será uma oportunidade para essas instituições/associações promoverem, divulgarem e darem a conhecer os esforços enormes que fazem, quer na concretização de competições, quer como área de negócio”, precisou o coordenador do NOCMAR, para quem existe a possibilidade ainda de atrair o interesse de novos operadores para investirem nessas áreas.

Uma outra novidade da feira será a inclusão de um tema relacionado com a pesca sustentável dos tunídeos, ocasião que vai ser aproveitada pela Associação dos Armadores de Pesca do atum para promover uma “grande reflexão” à volta do tema, fundamentalmente a pesca no corredor do Atlântico.

O certame conta com a participação de empresas e instituições do exterior, nomeadamente do cluster marítimo do Luxemburgo, que participa pela primeira vez com uma “forte presença”, como também da Junta da Galiza e de operadores económicos daquela região da Espanha, dos Açores, Madeira (Portugal) e Canárias (Espanha).

Irão marcar presença no evento de operadores da sub-região oeste-africana, da CEDEAO, para além de alguns clusters da Europa, como Holanda, França, Noruega e Bulgária.

De acordo com a deliberação da II Reunião Extraordinária de Ministros de Assuntos do Mar da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada em junho passado, está também garantida a participação dos Estados-membros desta organização que apostam na “Economia do Mar”.

O Governo de Cabo Verde tem vindo a promover anualmente a Expomar, tendo em conta que o mar tem desempenhado em diferentes etapas um papel determinante na construção da sociedade e no desenvolvimento económico do arquipélago.

Neste âmbito pretende-se potenciar uma série de atividades ligadas ao mar e desenvolver uma verdadeira economia marítima, estabelecendo sinergias entre os diferentes componentes deste sistema, de forma harmoniosa e integrada.

“A Feira já se afirmou como uma plataforma de promoção de negócios no setor da economia marítima nacional, de partilha do saber e de experiências e concertação de esforços para articular e implementar uma visão integrada das potencialidades de Cabo Verde nos domínios das Pescas, Transbordo, Bunkering, Turismo de Cruzeiro, Desportos Náuticos e Náutica de Recreio”, sintetiza o Executivo cabo-verdiano.

-0- PANA CS/IZ 27out2015