Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde inicia ações de diplomacia económica na África do Sul

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma missão governamental cabo-verdiana deslocar-s-áe brevemente à África do Sul, no quadro da "redinamização" da diplomacia económica do arquipélago cabo-verdiano que vai envolver também diversos países africanos.

Este anúncio foi feito esta quarta-feira na cidade da Praia pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.

Ele fez esta revelação no termo de uma audiência concedida ao ex-chefe de Estado cabo-verdiano, Pedro Pires, que acaba de regressar da África do Sul, pnde deixou uma mensagem de José Maria Neves destinada ao Presidente sul-africano, Jacob Zuma,

De acordo com o chefe do Governo cabo-verdiano, a mensagem inscreve-se no quadro do reforço das relações de cooperação económica, empresarial e intergovernamental entre Cabo Verde e a África do Sull.

A mensagem transmitida por Pedro Pires ao Presidente sul-africano "foi bem recebida" pelo que o Executivo vai preparar uma missão para relançar as relações económicas e empresariais, tendo em conta áreas prioritárias como portos, aeroportos, energias renováveis, agronegócios e pescas.

José Maria Neves indicou que estão ser feitos esforços para idênticos procedimentos com outros Estados africanos, como Angola, Moçambique, a República do Congo, a Guiné Equatorial, a Argélia, Marrocos e a Mauritânia, sempre no quadro da diversificação das relações do arquipélago e da sua preparação para o período pós-crise.

"Queremos ter um papel mais ativo nas relações com África no pós-crise e estamos a prepará-lo. Queremos ajudar nos esforços de crescimento e de desenvolvimento do continente", precisou.

O primeiro-ministro cabo-verdiano recordou que a União Africana (UA) já se comprometeu a implementar estratégias comuns em setores como infraestruturas, transportes e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), que também foram também abordadas na recente Cimeira Japão/África /(TICAD-V), realizada no início de junho corrente no japão.

O chefe do Governo cabo-verdiano sublinhou ainda que esses assuntos constituem o pano de fundo das próximas conferências que os países africanos irão realizar com a União Europeia (UE) e com os Países Árabes.

Para já, precisou, a ideia é avançar "tão rápido quanto possível", para a África do Sul, onde o ex-Presidente Pedro Pires, na qualidade de "enviado especial" do primeiro-ministro, apresentou às autoridades sul-africanas um programa de reforço da cooperação entre os dois países, por forma a criar um "acordo quadro" nesse domínio.

Por sua vez, Pedro Pires destacou a "grande abertura" do "Presidente de um dos mais importantes países africanos" às propostas de Cabo Verde.

"Cabe agora aos dois Governos darem um impulso para dinamizar a cooperação económico-empresarial", sublinhou o antigo Presidente cabo-verdiano (2001/11), salientando que a África do Sul pode ser um "parceiro estratégico para a diplomacia económica" que Cabo Verde quer lançar no continente africano.

-0– PANA CS/DD 12jun2013