Cabo Verde inaugura primeiro posto de carregamento rápido para veículos elétricos
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde já conta com um primeiro posto de carregamento rápido para veículos elétricos, situado no largo Quebra Canela, na cidade da Praia, com a capacidade de 50 kilowatts, apurou a PANA de fonte segura.
O posto foi inaugurado quarta-feira última pelo ministro cabo-verdiano da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro,no âmbito do Projeto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde (ProMEC) que tem com objetivo trabalhar para o incremento progressivo dos veículos elétricos no país, onde já se registam mais de 150 pedidos já aprovados para a instalação destes equipamentos.
O governante avançou ainda que, no âmbito deste projeto, está em desenvolvimento a capacitação de profissionais do setor para garantir os serviços pós-venda.
Anunciou também que, até o final de novembro próximo, serão instalados mais 13 postos similares na ilha de Santiago e que, até o segundo trimestre de 2024, todas as ilhas do arquipélago estarão contempladas com estes dispositivos.
“As viaturas elétricas já constituem uma realidade em Cabo Verde, sendo utilizadas em diversos setores, desde a administração pública, até às empresas, passando pelos táxis e particulares”, deu a conhecer.
Defendeu que estes meios rolantes estão a comprovar a sua “eficiência, conforto, segurança e economia.”
Por isso, garantiu que o Governo está a criar todas as condições para que se atinja uma quota significativa deste tipo de veículos no parque automóvel de Cabo Verde, e um alinhamento com a visão estratégica do país materializada na Carta Política de Mobilidade Elétrica.
“O país necessita da transição energética para diminuir a sua dependência do petróleo e reduzir os custos associados à energia”, sublinhou o ministro, frisando que o Governo está a trabalhar em várias frentes para a transformação progressiva e gradual da realidade energética em Cabo Verde.
No âmbito do Projeto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde (ProMEC) está prevista a instalação de cerca de 40 postos de carregamento público em todas as ilhas do país.
O projeto é financiado pelo Mitigation Action Facility (Facilidade da Ação de Mitigação) e está a ser implementado pela Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia com a assistência técnica da Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).
-0- PANA CS/DD 12outubro2023