Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde implementa aprendizagem bilingue de crioulo e português

Praia, Cabo Verde (PANA) – A implementação de um projeto bilingue de aprendizagem em língua portuguesa e crioulo cabo-verdiano constitui uma das novidades do ano letivo 2013-2014 que devia ser aberto, oficialmente, sexta-feira, na cidade da Praia, pelo primeiro-ministro José Maria Neves, apurou a PANA de fonte oficial.

Uma fonte do Ministério da Educação (MED) do arquipélago cabo-verdiano revelou que se trata de um projeto inovador que pretende introduzir a língua materna cabo-verdiana no sistema educativo, tendo como objetivo também a melhoria da aprendizagem da língua portuguesa.

O projeto vai ser implementado inicialmente em duas escolas básicas do país, sendo uma na Praia, no polo número três de Ponta de Água, e a outra no município de São Miguel, no interior da ilha de Santiago, no polo três de Flamengos.

A promoção da aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino e a valorização da língua nacional (crioulo) são um dos objetivos preconizados no programa do Governo na VIII Legislatura (2011-2016), recorda a fonte.

Conforme explica a diretora-geral da Educação, Teresa Lima, para arrancar com esta experiência bilingue no ensino, o MED teve de formar, juntamente com a autora do projeto, a professora universitária portuguesa, especializada em línguas, Ana Josefa Cardoso, um grupo de professores que irão lecionar a disciplina da língua cabo-verdiana.

O maior interesse do MED é formar professores de modo a contribuir para a promoção e valorização de um corpo docente e agentes educativos com capacidade para materializar o ensino bilingue em todas as escolas do país ao longo dos próximos seis anos.

“Após o primeiro ano de experiência, podemos alargar o projeto a mais escolas do país”, disse Teresa Lima, garantindo que o projeto bilingue na educação vai ser acompanhado pelo Ministério da Educação e supervisionado pela autora, Ana Josefa Cardoso.

A educação bilingue em língua portuguesa e crioulo já vêm sendo implementados, com relativo sucesso, há já alguns anos em Portugal, envolvendo alunos filhos de imigrantes cabo-verdianos que enfrentam dificuldades na aprendizagem devido à barreira linguística.

Também nos Estados Unidos, a educação bilingue crioulo/inglês foi introduzida há já vários anos essencialmente destinada aos alunos filhos de imigrantes recentes.

O objetivo é igualmente a aprendizagem das matérias dos programas de ensino em vigor nas diferentes zonas ou Estados do país na sua própria língua de origem e, simultaneamente, da língua do país de acolhimento, com as respetivas componentes culturais.

-0- PANA CS/DD 21set2013