Cabo Verde garante vacinação universal, gratuita e facultativa contra covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro- ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, garantiu, sexta-feira, que o plano nacional de vacinação contra a covid-19 (coronavírus) será universal, gratuita e facultativa, apurou a PANA de fonte segura.
Na sua mensagem de Natal aos Cabo-verdianos, Ulisses Correia e Silva adiantou ainda que o Governo está a envidar esforços para iniciar a vacinação no primeiro trimestre de 2021.
Assinalou que, em todo o mundo, o combate à covid-19 entra numa fase decisiva, com diversas vacinas a serem desenvolvidas e em fase avançada de testes.
“É uma janela de esperança que se abre para a retoma e o relançamento da economia e da vida social normal. A economia voltará a crescer e a criar empregos“, estima o chefe do Executivo cabo-verdiano.
No seu entender, os Cabo-verdianos merecem que os próximos anos sejam diferentes e melhores depois de quatro anos de emergências provocadas pelas secas e pela pandemia do coronavírus.
Neste sentido, Correia e Silva assinalou que 2020 foi um ano de grandes desafios e privações para os residentes no arquipélago e para as comunidades emigradas.
Na ocasião, lembrou que, desde 2016, o Executivo, que ele dirige, tem estado a ser colocado à prova.
Primeiro, três anos consecutivos de seca severa com impactos sobre a produção, o emprego e o rendimento no mundo rural, explicou.
Depois veio a pandemia e os efeitos da pior crise económica mundial registada desde a Grande Depressão, prosseguiu.
Apesar disso, ele salientou que a sua equipa governativa tem sabido enfrentar estes desafios com a mobilização de recursos e a implementação de programas adequados.
Disse que, com confiança no país e nos Cabo-verdianos, “juntos iremos abrir um novo ciclo de vitórias, conquistas e prosperidade para todos. Já demos, por inúmeras vezes, na nossa história, demonstrações de força e de superação".
É com espírito de otimismo que tempos melhores se aproximam, concluiu.
-0- PANA CS/DD 26dez2020