Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde ganha mais de 27 mil novos eleitores

Praia, Cabo Verde (PANA) - Mais de 27 mil e 563 novos eleitores foram registados na perspetiva das eleições legislativas, autárquica e presidenciais a terem lugar ao longo de 2016, apurou a PANA, quarta-feira, de acordo com o recenseamento eleitoral iniciado em maio de 2015 e concluído a 14 de janeiro corrente.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE), através de um comunicado assinado pela sua presidente, Maria do Rosário Lopes Pereira Gonçalves, fez “um balanço positivo” do processo de recenseamento eleitoral durante este período.

Sublinhou igualmente “a evolução positiva” do processo de registo dos cidadãos no país e na diáspora.

A CNE destaca ainda o “trabalho meritório” das Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE) e das brigadas de recenseamento neste processo, enaltecendo, igualmente, “a boa adesão” e a participação dos Cabo-verdianos neste ato que constitui “um dever cívico e um ato de cidadania”.

Esta fase, segundo a CNE, “é de capital importância e merece atenção de todos” que promoveram a respetiva inscrição na Base de Dados do Recenseamento para efeito de consultas e reclamações.

A seu ver, esta operação garante a regularidade das respetivas inscrições como condição do exercício do direito de voto já nas eleições legislativas previstas para 20 março próximo.

Em resposta às críticas sobre a decisão de antecipar a suspensão da inscrição do recenseamento para a primeira hora do dia 15 de janeiro corrente e não para o fim do dia, como vinha sendo veiculado na comunicação social, a CNE esclareceu que esta medida se deveu às dúvidas interpretativas, que não invalidaram a data estabelecida no calendário eleitoral, publicado no Boletim Oficial.

-0- PANA CS/DD 21jan2016