Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde ganha Prémio Africano de Inovação do Setor Público

Praia, Cabo Verde (PANA) – O programa informático SIGOF (Sistema Integrado de Gestão Orçamental e Financeira), desenvolvido pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) de Cabo Verde, foi o vencedor da terceira edição do Prémio Africano de Inovação para o Setor Público (AAPSIA 2013), na categoria "Inovação nos Sistemas e Processos governativos", apurou a PANA domingo de fonte autorizada.

O anúncio dos vencedores concorrentes foi feito durante a oitava conferência do ministros da Administração Pública dos países da União Africana (UA), que teve lugar de 22 a 27 de julho em Brazaville (República do Congo).

Uma fonte da NOSI, instituição pública cabo-verdiana que se ocupa do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), destaca que se trata do primeiro programa do continente africano que valoriza e premeia a inovação no setor público.

“Este prémio distingue a credibilidade, a celeridade e a transparência na tomada de decisão e na gestão dos recursos financeiros do Estado de Cabo Verde”, sublinha a fonte.

O SIGOF tem como objetivos principais o controlo orçamental, a gestão das despesas, a gestão das receitas e a gestão das contas públicas.

Em operação desde 2002, este programa inclui aplicações para a Gestão Orçamental, Gestão de Tesouraria, Gestão de projetos de Investimento, “Procurement”, “Monitoring e Evaluation”, Gestão Patrimonial, Pagamentos Eletrónicos, Gestão de Recursos Humanos, Processamento de salários, Gestão de Receitas, Imposto Único sobre Rendimento (IUR), e Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA).

Um segundo programa apresentado por Cabo Verde à terceira edição do Prémio Africano de Inovação para o Setor Público (AAPSIA 2012) denomindado BQE (Bolsa de qualificação e Emprego), iniciativa da Direção Geral da Administração Pública, ficou posicionado em terceiro lugar na categoria “Parcerias Inovadoras na prestação de Serviços”.

Ao reagir ao prémio conquistado pelo NOSI, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, disse que se trata de algo de extraordinário para Cabo Verde.

“Temos de reconhecer, com muito orgulho, que estamos a melhorar e a inovar em muitos domínios”, afirmou José Maria Neves, sublinhando ter ficado “extraordinariamente satisfeito” com o facto de um programa cabo-verdiano ter ganho o prémio de inovação no domínio da gestão orçamental em África.

“É uma gestão transparente, completamente informatizada, fruto de um trabalho enorme do Ministério das Finanças e uma grande criação do NOSi”, enaltece o chefe do Governo cabo-verdiano, para quem as empresas cabo-verdianas das TIC poderão agora ter novas oportunidades de expansão a nível de África.

-0- PANA CS/IZ 29julho2013