Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde passou a contar, a partir de sexta-feira, 27, com os primeiros 22 observadores dos árbitros de futebol, saídos de uma formação promovida pela FIFA, na cidade da Praia, no quadro de uma parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), apurou a PANA de fonte federativa.
A formação deste grupo de observadores, dois por cada uma das 11 regiões desportivas do País, foi ministrada, durante quatro dias, por Malang Diedhiou e Athanase Nkubito, instrutores de arbitragem da Confederação Africana de Futebol (CAF).
No ato da entrega do certificado da FIFA, em cerimónia realizada no Centro de Estágio da FCF, os formadores destacaram a importância da figura de observadores do árbitro, como sendo essencial para o desenvolvimento do futebol.
Atestaram que a modalidade está mais do que nunca associada às novas tecnologias da modernização.
Tanto Malang Diedhiou como Athanase Nkubito sublinharam o esforço da FCF na promoção de um evento desta importância, assim como o empenho dos participantes que contribuíram “para dignificar o evento”.
Em representação da FCF, o secretário-geral, Dan Merk, enalteceu a importância desta formação, tendo garantido aos formados que a FCF vai investir nas novas tecnologias, de modo que a arbitragem cabo-verdiana possa estar representada nas grandes provas internacionais.
-0- PANA CS/IZ 28ago2021