Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde felicita presidente da Comissão Europeia

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, felicitou quarta-feira José Manuel Durão Barroso pela sua reeleição como presidente da Comissão Europeia para os próximos cinco anos, soube a PANA na Praia de fonte oficial.
Na mensagem enviada a Durão Barroso, Pedro Pires considera a sua reeleição de "motivo de orgulho e regozijo" e representa "o reconhecimento inequívoco do seu brilhante desempenho e esforço persistente no sentido da construção da consolidação de uma União Europeia mais coesa e mais útil no contexto das Nações".
O chefe de Estado cabo-verdiano diz-se também confiante de que o reeleito presidente da Comissão Europeia "continuará a dispensar especial carinho e atenção ao aprofundamento das relações da UE com os países de África, das Caraíbas e Pacífico (ACP), particularmente com Cabo Verde, no quadro de uma parceria mais profícua para ambas as partes".
O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, enviou também uma mensagem de felicitações a Durão Barroso, na qual considera que a sua recondução representa o reconhecimento do valor do seu trabalho realizado nos últimos cinco anos.
"A sua reeleição não me surpreendeu, pelo conhecimento que se tem do seu percurso como homem, como estadista e também pela amplitude do trabalho realizado até ao momento, em que se pautou pela determinação e espírito de causa", escreveu José Maria Neves.
O chefe do Governo cabo-verdiano realçou também que "a memória colectiva" dos seus compatriotas "guardará para sempre, com gratidão e carinho, todo o apoio prestado no processo de construção de uma Parceria Especial" entre Cabo Verde e a União Europeia, "com reflexos claramente vantajosos para ambas as partes".
O Parlamento Europeu reconduziu quarta-feira, em Estrasburgo, José Manuel Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia, numa votação em que o ex-primeiro-ministro português obteve 382 votos a favor, 219 contra e 117 abstenções.
O presidente da Comissão Europeia foi indigitado pelo Conselho Europeu (chefes de Estado e de Governo) em Julho último, tendo agora sido confirmado no cargo pelo Parlamento Europeu.