Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde extradita empresário português suspeito de homicídio

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde entregou à Polícia Judiciária portuguesa o empresário luso, de 46 anos, suspeito de autoria de um crime de homicídio, em 2008, contra um outro empresário na região de Beirada, em Portugal, apurou a PANA sexta-feira, na cidade da Praia.

O suspeito, empresário ligado ao abate e comercialização de leitões, foi extraditado para Portugal, na madrugada desta sexta-feira, num voo da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), escoltado por agentes da polícia científica lusa que se deslocaram a Cabo Verde para o efeito.

O indivíduo, cuja identidade não foi revelada, foi detido, em novembro passado, em Cabo Verde, na sequência de um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades portuguesas.

Até então, o suspeito vinha sendo procurado há cerca de cinco anos pela Justiça do seu país, uma vez que, após a consumação do crime que vitimou o outro empresário do mesmo ramo, o seu paradeiro era desconhecido.

Só nessa altura, através de uma estreita colaboração entre o Departamento de Investigação Criminal de Aveiro (Portugal) e as autoridades cabo-verdianas, foi possível localizar e deter o empresário que já vivia há algum tempo em Cabo Verde, em local que, no entanto, não foi divulgado.

O suspeito foi então apresentado à Procuradoria-Geral da República (PGR) cabo-verdiana, para a legalização da prisão junto do Supremo Tribunal da Justiça (STJ) local.

O presumível homicida ficou desde essa altura a aguardar o desfecho do pedido de extradição feito pela Justiça portuguesa que agora se concretiza.

-0- PANA CS/IZ 21fev2014