Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde não está a utilizar a hidroxicloroquina para o tratamento de doentes com covid-19, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou fonte oficial quarta-feira.
A informação foi prestada pelo diretor dos Serviços de Controlo e Prevenção de Doenças, Jorge Barreto, que falava na habitual conferência de imprensa diária de balanco da evolução da pandemia.
Segundo ele, o tratamento de doentes com novo coronavírus, em Cabo Verde, é feito de acordo com os sintomas apresentados e não para matar o vírus, para o qual ainda não existe um medicamento.
“O protocolo em Cabo Verde diz que o médico pode decidir a bem do doente, e junto com ele, a prescrição ou não do medicamento. Nós não tivemos conhecimento de efeitos adversos. Entretanto, neste momento não estamos a recomendar a sua utilização.
"Se o paciente tem febre, prosseguiu, medica-se contra a febre, se está desidratado hidrata-se, se precisa de vitaminas ou oxigénio é medicado em conformidade, e assim por diante”, explicou Jorge Barreto.
São vários os países que já proibiram a utilização deste medicamento como França e Estados Unidos, por haver indicações de que a hidroxicloroquina e também a cloroquina, em vez de ajudar, pode prejudicar no tratamento.
-0- PANA CS/IZ 28maio2020