Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde estabelece ligação marítima com São Tomé e

Príncipe Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde e de São Tomé assinaram, segunda-feira, na capital são-tomense, São Tomé, um acordo para o estabelecimento de uma ligação marítima regular entre os dois países, com início previsto para Junho próximo, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.
A criação desta ligação marítima, a ser assegurada por armadores cabo-verdianos e são-tomenses, foi um dos pontos dos acordos assinados entre os dois Governos no termo da visita oficial de três dias que o primeiro- ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, efectuou a São Tomé e Príncipe.
Trata-se de uma medida que vai no sentido da concretização da vontade manifestada diversas vezes por agentes económicos dos dois países de modo a poderem proceder à colocação dos produtos agrícolas nos respectivos mercados.
Para o efeito, as duas partes assinaram também, durante a visita do chefe do Governo cabo-verdiano, um outro acordo no domínio fitossanitário que abre as portas para a exportação de produtos agrícolas de São Tomé e Príncipe para Cabo Verde e vice-versa.
Os dois países assinaram ainda acordos de cooperação no sector das pescas para permitir que frotas pesqueiras dos dois lados operem nas águas territoriais dos dois arquipélagos.
Outra decisão anunciada no final da visita foi a da realização, este ano, na capital cabo-verdiana, Praia, da segunda reunião da Comissão Mista São Tomé e Príncipe- Cabo Verde, em data a concertar por canais diplomáticos.
José Maria Neves anunciou também que a representação consular do seu país em São Tomé vai passar em breve à Embaixada, enquanto Rafael Branco adiantou que o seu Governo vai abrir uma representação consular em Cabo Verde.
O primeiro-ministro cabo-verdiano convidou o seu homólogo Rafael Branco a visitar Cabo Verde, em data não definida, mas que deverá ser antes das eleições autárquicas e regionais marcadas para 25 de Julho próximo.