Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde espera inquirir mais de 10 mil empresas

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde conta inquirir acima de 10 mil empresas no arquipélago no âmbito do inquérito anual que começa na próxima segunda-feira, soube a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

O inquérito anual de 2014 relativamente ao exercício económico de 2013 vai prolongar-se até final deste mês de julho e envolverá mais de 60 agentes e 27 supervisores de terreno em quatro polos, designadamente São Vicente, Fogo, Praia e Sal.

O presidente do INE, António Duarte, reputa de grande importância a realização dessa operação estatística, uma vez que ele considera que ela é fundamental para alimentar o ficheiro da unidade estatística e fornecer dados para as contas nacionais e para determinação do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo ele, o inquérito possibilita a recolha de dados das empresas que permitem aos operadores saber também qual é o peso que uma empresa tem num ramo de atividade, bem como a realização de estudos de mercado.

O presidente do INE perspetiva que na operação deste ano vai verificar-se uma redução das dificuldades na recolha dos dados, uma vez qu, no quadro do último recenseamento empresarial, conseguiu-se a georreferenciação das empresas, estando neste momento disponíveis dados relativos à localização das mesmas.

Para além disso, adianta que foram também introduzidas informações novas comparativamente às operações anteriores, designadamente a questão do género nas lideranças das empresas e outras informações solicitadas pelos próprios utilizadores.

O inquérito anual às empresas é uma operação estatística que consiste na recolha, tratamento, análise e difusão de dados relativos às empresas que laboram no arquipélago.

Os resultados do inquérito divulgados em abril do ano passado davam conta que o número de empresas ativas e de pessoal ao serviço das mesmas em Cabo Verde cresceu 0,6% e 2,5% em 2011, respetivamente.

Segundo o INE, os dados resultaram numa "evolução positiva" do volume de negócios, em termos nominais, de 12,1% face a 2010.

Em termos absolutos, acrescenta o INE, o número de empresas ativas foi de 8.957 (58 a mais do que em 2010), empregando 53.394 pessoas na última semana de dezembro de 2011 (1.315 pessoas a mais do que em igual período de 2010).

No total foi gerado um volume de negócios de 258.440.540 contos (2.344 milhões de euros), ou seja, mais 27.888.290 contos (253 milhões de euros) do que em 2010.

-0- PANA CS/TON 12jul2014