Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde entre os 10 países africanos líderes em governação económica

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde figura entre os 10 dos 30 países africanos que mais melhoraram em termos de governação económica em 2010, indica um relatório do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) divulgado segunda-feira em Lisboa (Portugal).

O documento "Perspetivas Económicas em África 2011", divulgado por ocasião da Assembleia Anual do BAD que decorre de 6 a 10 de junho na capital portuguesa, baseia-se em dados do "Doing Business 2011", relatório do Banco Mundial que anualmente elabora uma lista dos países que mais reformas implementaram com vista a melhorar o ambiente de negócios.

Sobre Cabo Verde, o relatório do BAD destaca, por exemplo, o facto de o país ter eliminado o "imposto de selo em venda e controlos".

Em termos globais, o Índice de Liberdade Económica no continente africano é liderado pelas ilhas Maurícias, que ocupa a 12.ª posição mundial em 2011, seguido do Botswana (40.ª), de Cabo Verde (65.ª), da Namíbia (73.ª), da África do Sul (74.ª) e do Rwanda (75.ª).

O relatório do BAD lembra que um "bom número" de países africanos registou "melhorias económicas notáveis" nos anos mais recentes, mas destaca o progresso alcançado por uma dezena de países da África Subsariana, em especial o Rwanda, Cabo Verde e a Zâmbia, que figuram entre os 10 melhores nesta matéria.

-0- PANA CS/TON 06jun2011