Praia, Cabo Verde (PANA) – Um incêndio verificado na Sala de Retificadores da CV Telecom, a principal empresa de telecomunicações do país, deixou Cabo Verde, desde sábado à noite, com graves problemas de comunicação e de paralisação dos serviços de telefone fixo e móvel e da Internet, apurou a PANA de fonte segura.
Em declaração à Radio de Cabo Verde (RCV), domingo último à tarde, o diretor de engenharia e investimentos da CV Telecom, José Abu-Raya, indicou que, na sequencia do incêndio, cujas causas ainda não são apuradas, a empresa implementou um plano de emergência de reposição dos serviços afetados, alguns dos quais já operacionais desde a manhã da segunda-feira.
São os casos da rede dos serviços do Estado, o serviço de Internet fixo Fibra e ADSL e os serviços de ATM e SISP, estando estes últimos ligados a atividades bancarias.
Neste momento, a empresa diz-se empenhada em restabelecer, nas próximas horas, os serviços de voz (móvel e fixo), bem como os serviços de televisão por cabo.
Entretanto, o presidente do Conselho da Administração da CV Telecom, João Domingos, declarou à imprensa que os prejuízos resultantes do sucedido devem rondar os 60 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 545,5 mil euros).
-o- PANA CS/DD 13julho2020