Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde emite passaportes e títulos de residência eletrónicos

Praia, Cabo Verde (PANA) – Passaportes e títulos de residência electrónicos passam a vigorar em Cabo Verde a partir de 01 de janeiro de 2014, soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Com a entrada em vigor dos novos documentos, o Governo cabo-verdiano responde aos parâmetros fixados pela Organização Internacional da Aviação Civil (OIAC) e outras organizações internacionais afins, comprometidas com a questão da segurança.

A produção dos novos títulos de viagem cabo-verdianos está inserida no Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC) e articulada com outros programas públicos tendentes à promoção do uso de novas tecnologias e, em especial, da chamada governação eletrónica.

De acordo com as autoridades cabo-verdianas, os atuais modelos de passaporte e de bilhete de identidade datam da década de 90 do século passado, pelo que os elementos de segurança neles incorporados revelam-se agora “insuficientes para garantir um elevado nível de segurança contra a falsificação e contrafação”.

A partir do início do próximo ano, os passaportes cabo-verdianos passarão eletrónicos e assinados digitalmente pelo diretor dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, que, para o efeito, recebeu, quinta-feira, a devida autorização por parte do Conselho de Ministros.

-0- PANA CS/TON 06set2013