Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde emite novas notas para homenagear figuras políticas e culturais

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde aprovou um decreto-lei que autoriza o banco central a proceder à emissão de novas notas para homenagear figuras cabo-verdianas do mundo da cultura e da política, das quais a cantora Cesária Évora e o primeiro Presidente da República, Aristides Pereira, soube a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

A emissão de numa nova série de notas de 200, 500, 1.000, 2.000 e 5.000 escudos foi também justificada pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo, pela necessidade de Cabo Verde proceder a uma atualização das mesmas, tanto mais não seja porque a última emissão aconteceu em 1999.

De acordo com o porta-voz do Governo, as novas notas, que contém avanços tecnológicos e de segurança “inovadores", vão permitir também a reposição do stock de notas existentes, cujo volume neste momento é considerado baixo.

De acordo com o diploma, a nova nota de 200 escudos homenageia o médico e escritor cabo-verdiano Henrique Teixeira de Sousa bem como à sua ilha natal, Fogo.
O poeta Jorge Barbosa, um dos fundadores do movimento literário Claridade, e a sua ilha, Santiago, vão ser homenageados na nova nota de 500 escudos.

Com a emissão da nova nota de 1.000 escudos, consagra-se a figura do músico e compositor Codé di Dona, de nome próprio Gregório Vaz, um dos expoentes máximos doo género musical funaná.

A cantora Cesária Évora e o género musical morna serão homenageados com a nota de 2.000 escudos, enquanto o primeiro presidente da República de Cabo Verde, Aristides Maria Pereira, bem como a sua ilha natal, Boa Vista, vão constar na nota de 5.000 escudos, a de maior valor monetário emitido pelo Banco de Cabo Verde (BCV).

As novas notas deverão ser postas em circulação antes do final deste ano.

-0- PANA CS/TON 02nov2014