Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde em reunião sobre luta contra crime organizado

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A ministra cabo-verdiana da Justiça, Marisa Morais, participa esta quarta-feira, em Viena (Áustria), na mesa redonda sobre o plano de acção regional contra o tráfico ilícito de droga, crime organizado e abuso de drogas na África Ocidental.
A mesa redonda vai debruçar-se sobre os meios necessários para implementar o plano, aprovado pelos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Dezembro de 2008, em Abuja (Nigéria).
Para o feito, o encontro da capital austríaca reúne representantes dos Estados-membros da CEDEAO e dos países doadores que se mostram disponíveis a oferecer meios para reforçar a luta contra a criminalidade organizada na região oeste-africana, uma das mais afectadas por esses fenómenos, nomeadamente o tráfico internacional de drogas.
Cabo Verde, Nigéria e Gana são os únicos Estados oeste-africanos que se fazem representar na mesa redonda a nível ministerial.
A ministra cabo-verdiana, que participa no evento a convite do Comissário para o Desenvolvimento Humano e Género da Comissão da CEDEAO, defende uma actuação consertada dos países da África Ocidental, única forma de eles se tornarem menos vulneráveis a esse tipo de criminalidade.