Cabo Verde em frente no 24.º Campeonato Africano de Andebol
Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção cabo-verdiana de andebol masculina qualificou-se, domingo, para os quarto-de-final do 24.º Campeonato Africano das Nações, depois de bater a sua similar da Cote d’Ivoire por 29-21, e a Tunísia, antes dos Camarões 41-21, apurou a PANA de fonte segura.
Cumprida que está a terceira jornada no Grupo C, a Tunísia, pais anfitrião da prova, somou três vitórias noutras tantas partidas, seguida por Cabo Verde com dois triunfos e uma derrota (frente aos Tunisinos, na jornada inaugural).
Pelo caminho, ficaram os Camarões, com uma vitória e duas derrotas, e a Cote d’Ivoire que somou desaires nas três partidas da primeira fase.
Com a sua classificação para a fase seguinte da prova, a seleção de Cabo Verde, logo na sua estreia numa fase final do CAN em Andebol, consegue também posicionar-se entre as oito melhores seleções africanas da modalidade.
As equipas nacionais do Egito e da República Democrática do Congo (Grupo A), de Angola e do Gabão (B), da Tunísia e de Cabo Verde (C), e da Argélia e de Marrocos (D), são as oito classificadas para os quarto-de-final, cujos jogos serão disputados já a partir de segunda-feira, 20 de janeiro corrente.
Nesta fase, Cabo Verde vai defrontar a seleção nacional da Argélia, em partida calendarizada para às 16 horas locais (14 horas de Cabo Verde), no “Salle Hall Rades”.
De acordo com o regulamento da Confederação Africana de Andebol (CAHB, sigla em inglês), os seis primeiros qualificados desta prova continental qualificam-se para o Campeonato do Mundo da modalidade, ao passo que o vencedor do CAN’2020 apura-se automaticamente para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.
-0- PANA CS/DD 19jan2020