Cabo Verde elogia "clima de civismo" nas eleições na Guiné-Bissau
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, destacou segunda-feira, na cidade da Praia, que a forma pacífica e ordeira como decorreram as eleições de domingo, na Guiné-Bissau, constituíram uma "manifestação de civismo" por parte do povo deste país e “digna de nota”.
Jorge Carlos Fonseca, que falava aos jornalistas depois de se despedir do seu homologo português, Marcelo Rebelo de Sousa, que voltou a fazer escala na capital cabo-verdiana no regresso da uma visita a Angola, disse que o referido ato eleitoral decorreu “da melhor forma possível, com tranquilidade”.
Para o chefe do Estado cabo-verdiano, esta não é a primeira vez que sucede as eleições na Guiné-Bissau decorreREm de forma cívica e sem a ocorrência de incidentes dignos de registo.
“Vamos aguardar os resultados destas eleições e acompanhar o processo de formação do novo Governo, esperando nós que as coisas continuem a correr bem e que os guineenses adquiram, de uma forma definitiva, os caminhos dO progresso social económico e cultural que bem merecem”.
Também o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a "forma pacífica" e a "participação apreciável" nas eleições de domingo na Guiné-Bissau, dizendo que agora é esperar pelos resultados.
“Eu fiquei muito feliz, o Governo português já disse isso, pela forma como decorreu: pacífica, estável, normal, com uma participação apreciável, isto é, foi uma boa notícia”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Cerca de 762 mil eleitores foram chamados no domingo para a escolha de 102 deputados ao Parlamento da Guiné-Bissau, visando constituír-eo o novo Governo do pais, com base nos resultados das eleições.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) promete divulgar os resultados oficiais provisórios quarta-feira.
-0- PANA CS/IZ 12 mar2019