Cabo Verde é “local de armazenamento” de drogas, alerta polícia
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde está a surgir como “um local de armazenamento” de droga, alertou a diretora nacional adjunta da Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde, Jacqueline Semedo.
A responsável da policia científica cabo-verdiana deu o alerta segunda-feira última, na cidade da Praia, na abertura dum curso avançado sobre a investigação sobre drogas.
Jacqueline Semedo defendeu nessa ocasião a necessidade duma cooperação internacional no combate ao tráfico de estupefacientes.
“A Polícia Judiciária contou sempre com o apoio internacional no que concerne ao combate ao tráfico de estupefacientes, tendo em conta que, dada a nossa situação geoestratégica entre a América Latina e a Europa, estamos na dita rota da cocaína, servindo como país de abastecimento de embarcações com destino à Europa ou América Latina e figurando como local de armazenamento de drogas com o mesmo destino”, reconheceu a responsável da PJ.
Este curso, em curso até à próxima sexta-feira, na capital cabo-verdiana, foi patrocinado pelo Governo dos Estados Unidos que disse entender a importância da aposta no combate à droga na região ocidental de África.
Do seu lado, a encarregada de negócios dos Estados Unidos em Cabo Verde, Amanda Porter, sublinhou a importância da situação de Cabo verde que, por isso mesmo, vai merecer mais apoios norte-americanos no combate a este flagelo.
Por sua vez, a ONUDC salientou também o nível de qualidade da PJ de Cabo Verde, no âmbito do combate à droga, afirmando que, ao nível regional, existem vários projetos para este fim.
O curso é para investigadores seniores da PJ, magistrados judiciais e magistrados do Ministério Público, sob a égide do Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime (ONUDC) em Cabo Verde.
Nele estão também presentes representantes da Policia Judiciaria da Guiné-Bissau, refere-se.
-0- PANA CS/DD 24julho2019