Cabo Verde e Singapura assinam acordo para evitar dupla tributação
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde e Singapura assinaram terça-feira um acordo para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal em matéria de impostos sobre rendimento, apurou a PANA de fonte oficial.
O acordo foi assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, e pelo ministro de Estado para o Comércio e Indústria da Singapura, Alvin Tan.
Na ocasião, Soares explicou, por vídeoconferência, que o acordo visa fortalecer as relações económicas entre os dois países, no quadro da política do Governo cabo-verdiano de atrair investimento direto externo.
Segundo ainda o chefe da diplomacia cabo-verdiana, o documento formaliza uma cooperação existente há já algum tempo.
“Singapura como todos sabem é um exemplo em termos de desenvolvimento. Os grandes avanços que Singapura fez são reconhecidos internacionalmente e se pudermos atrair investimentos direto de investidores, homens e mulheres de negócios de Singapura para Cabo Verde vai ser muito bom”, precisou.
Rui Figueiredo Soares disse ainda acreditar que tendo em conta a posição geo-estratégica, mas também a sua pertença ao espaço da CEDEAO e da zona de livre comércio em África, Cabo Verde poderá ser “um parceiro importante” para Singapura nesta matéria.
Além deste acordo, que “melhora a cooperação em matéria fiscal”, o governante cabo-verdiano salientou que há também “várias outras áreas de excelência” em Singapura, que podem ser aproveitadas por Cabo Verde, nomeadamente a nível da inovação e da economia azul, setor em que aquele país asiático tem “muita experiência”.
“Isto é, temos muito que aprender com Singapura e esse acordo será certamente um momento importante, com disse o ministro Alvin Tan, será o início de uma longa cooperação que pretendemos” realçou.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana considera também que com este acordo assinado, Cabo Verde deu “mais um passo firme”, aproximando-se de experiências de países e povos que têm conseguido vencer os “grandes obstáculos e desafios” do desenvolvimento.
“O ministro Alvin Tan não deixou de fazer referência elogiosas a Cabo Verde, a nossa estabilidade, a nossa boa governança, a democracia de Cabo Verde com mais valias que devem ser aproveitadas nestas relações com Singapura”, finalizou.
-0- PANA CS/IZ 18ago2021