Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe reforçam cooperação empresarial

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os primeiros-ministros de Cabo Verde, José Maria Neves, e de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, sublinharam a vontade política dos dois Governos no sentido de reforçar a cooperação empresarial entre os ambos os arquipélagos, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

José Maria Neves e Patrice Trovoada, que fez uma breve escala na capital cabo-verdiana no regresso a São Tomé após uma visita oficial a Cuba, consideram que, para potenciar essa cooperação, torna-se necessária a criação de uma ligação marítima entre os dois arquipélagos.

Falando aos jornalistas no final de uma breve reunião que manteve quinta-feira na sala VIP do Aeroporto da Cidade da Praia com o seu homólogo são-tomense, José Maria Neves destacou a excelência das relações entre os dois países lusófonos, mas frisou a necessidade do reforço das relações, não só inter-governamentais, mas sobretudo económicas e empresariais.

Recordou que já está em curso um conjunto de projetos de apoio à comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé e Príncipe, mas considera que há possibilidade de algumas empresas cabo-verdianas poderem trabalhar em parceria na busca de “um relacionamento empresarial mais consistente entre os dois arquipélagos".

José Maria Neves recordou também que os dois Governos têm estado há algum tempo a estudar a possibilidade de assegurar uma ligação marítima entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

“As conversações entre os dois Governos deverão permitir, em breve, concretizar esse objetivo, o que facilitará enormemente o comércio entre os dois países", precisou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Em abril de 2010, o chefe do Executivo cabo-verdiano efetuou uma visita de quase uma semana a São Tomé e Príncipe, tendo na altura sido acompanhado por representantes de algumas empresas cabo-verdianas que estão à procura de oportunidades de negócios naquele arquipélago.

Em Novembro do ano passado, foi a vez de Patrice Trovoada visitar Cabo Verde para dar sequência à implementação de vários protocolos assinados aquando da última visita de José Maria Neves a São Tomé e Príncipe e concertar novas áreas e formas de cooperação.

Os setores da agricultura, da educação, da saúde, das novas tecnologias da informação, da informatização e da reforma da administração pública estão entre os que Cabo Verde e São Tomé e Príncipe cooperam nos últimos anos.

-0- PANA CS/TON 18nov2011