Cabo Verde e ONU assinam acordo sobre desenvolvimento sustentável
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde e a Organização das Nações Unidas (ONU) assinam, esta segunda-feira, um acordo relativo a um programa de cooperação para o Desenvolvimento Sustentável 2023-2027, apurou a PANA de fonte segura.
A assinatura deste acordo, a ser financiado pela segunda com 115.000.000 dólares americanos, inscreve-se no quadro da Dia das Nações Unidas, que se assinala a 24 de outubro, em Cabo Verde, de acordo com a fonte.
O novo programa, cujo financiamento é de mais de 20 por cento do que o atualmente em vigor, deverá arrancar em janeiro de 2023.
O empreendimento é considerado como "um instrumento mais importante” para o planeamento e implementação das atividades de desenvolvimento da organização a nível nacional, em apoio à implementação da Agenda do Desenvolvimento Sustentável 2030, de acordo com a declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas (AG).
O novo compromisso assenta em três áreas estratégicas que respondem às prioridades e desafios “atuais e futuros” de Cabo Verde, como o reforço do talento humano e do capital social, a transformação económica inclusiva, prosperidade e transição justa para um meio ambiente saudável e uma governação transformadora e coesão territorial reforçada.
Durante a reunião de apresentação e validação do novo quadro de cooperação com Cabo Verde, realizado na Praia em 15 de setembro último, a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas no arquipélago, Ana Graça, justificou o aumento com a introdução de mais agências e entidades da organização que não estavam presentes em Cabo Verde.
Entre elas está a Comissão Económica de África, a Organização Internacional do Comércio, a Organização das Telecomunicações, o Programa Alimentar Mundial (PAM) e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).
"Temos mais capacidades, mais experiências e mais recursos financeiros. E estamos numa fase, com estas crises múltiplas, em que a solidariedade internacional, a cooperação global é mais urgente do que nunca", salientou Ana Graça.
Frisou que, além da recuperação das crises, o mundo tem de acelerar para alcançar a Agenda 2030, relativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definida pelas Nações Unidas.
Para assinalar o Dia das Nações Unidas em Cabo Verde, a representação local organiza inclusive a Semana da ONU, de 24 a 28 de outubro corrente, com um leque variado de eventos.
Conforme informações da ONU, trata-se de uma prática adotada nos últimos anos, “rompendo com o clássico” e “realizando atividades no terreno com as populações locais”.
O objetivo é contribuir para chamar a atenção e promover as potencialidades das comunidades, bem como sensibilizar a questões cruciais de desenvolvimento local.
No entanto, o ponto alto desta celebração será a assinatura do novo Quadro de Cooperação das Nações Unidas em Cabo Verde 2023-2027, num ato que será presidido num ato que terá lugar em Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, e honrado pela presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e da coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça, além de outras entidades.
-0- PANA CS/DD 24out2022