Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e França debatem estabilidade na África Ocidental

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O director do Departamento África e Médio Oriente do Ministério dos Negócios Estrangeiros da França, Stéphane Gompertz, debateu esta semana com as autoridades cabo-verdianas questões relacionadas com a paz, segurança e estabilidade regional ligadas à África Ocidental, apurou a PANA quinta-feira na cidade da Praia de fonte oficial.
Durante uma visita de dois dias ao arquipélago, no quadro do reforço do diálogo político entre os dois países, o diplomata francês encontrou-se com uma delegação cabo-verdiana chefiada pelo director-geral dos Assuntos Políticos e Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha.
Foram igualmente abordadas questões como a insegurança em África, o terrorismo no Magreb (Mauritânia, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia), a pirataria, o narcotráfico e a criminalidade a ele associada.
A situação de instabilidade política e militar na Guiné-Bissau, agravada com os acontecimentos de 1 de Abril corrente, foi também debatida entre as duas delegações que defenderam a necessidade de haver uma acção concertada da comunidade internacional em relação a esse país, onde as sucessivas crises têm impossibilitado estabilizar a região oeste-africana.
De acordo com uma fonte diplomática cabo-verdiana, Cabo Verde e França manifestam ainda uma "convergência de pontos de vista generalizada" sobre as cimeiras França/África, a ter lugar em Maio próximo na cidade francesa de Nice, e Europa/África, a realizar-se em Novembro deste ano, na cidade de Sirtes (centro da Líbia).
Sobre as relações bilaterais, as duas partes analisaram a evolução de uma cooperação que data desde a independência de Cabo Verde (1975), e que, a partir de 2006, se desenvolve no quadro de uma parceria para os anos 2007/2011.
Esta pareceria assenta nos sectores das infraestruturas, da água e saneamento, da governação democrática e da luta contra a pobreza, entre outros.
A cooperação desenvolvida com referência às parcerias Especial e para a Mobilidade entre Cabo Verde e a União Europeia (UE) esteve igualmente na agenda dos encontros que o director Político do MNE de França manteve com a delegação homóloga do Ministério dos Negócios Estrangeiros do arquipélago.
Durante a sua estadia na capital cabo-verdiana, Stéphane Gompertz encontrou-se também com o embaixador da UE e dos Estados-membros desta organização comunitária acreditados em Cabo Verde, sendo igualmente recebido em audiência pelo ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, José Brito.