Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e Brasil cooperam em programa de habitação social

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Peritos brasileiros encontram-se em Cabo Verde no âmbito dum programa de construção de oito mil casas sociais e de recuperação de 15 mil outras até 2011 no arquipélago, soube a PANA quarta-feira de fonte oficial na Praia.
Com a implementação do programa "Casa para Todos", o Governo cabo-verdiano pretende reduzir em 20 por cento até 2011 o problema da habitação no país, onde um estudo de 2008 revelou que existe um défice de 80 mil e 368 alojamentos.
Durante a sua estada, os peritos brasileiros vão transmitir aos seus colegas cabo-verdianos a experiência brasileira no domínio da engenharia e da habitação social e que já permitiu a vários milhares de cidadãos daquele país ter acesso a uma casa.
O Governo cabo-verdiano pretende a realização de estudos para estabelecer preços máximos de vendas de habitações de interesse social, bem como a tipologia das unidades habitacionais e condições de financiamento, incluindo o sistema de cálculo e concessão de subsídios.
O programa Casa para Todos está orçado em 17 biliões de escudos cabo-verdianos (cerca de 1,6 milhão de euros), devendo o Governo contribuir anualmente com um 1 bilião de escudos (cerca de 910 mil euros) para o fundo nacional de habitação que será criado.
Por outro lado, cada um dos 22 municípios cabo-verdianos deverá também disponibilizar 15 por cento do seu orçamento de investimentos para o fundo.
A visita dos consultores brasileiros inscreve-se numa parceria entre o Ministério da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território de Cabo Verde (MDHOT) e o Ministério das Cidades do Brasil.