Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e Angola reforçam relações económicas

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia esta segunda-feira uma visita oficial de dois dias a Angola com o propósito de reforçar as relações económicas entre os dois países, soube a PANA na Praia de fonte oficial.
O chefe do Governo cabo-verdiano disse que esta sua segunda visita de trabalho a Angola servirá para o incremento das relações de cooperação já existentes entre os dois países e será também uma oportunidade para discutir os projetos angolanos em Cabo Verde.
José Maria Neves lembrou que já existem importantes investimentos angolanos em Cabo Verde, nomeadamente na empresa cabo-verdiana de distribuição de combustíveis (ENACOL) e no domínio bancário com a instalação na Praia do Banco Africano de Investimento (BAI).
A nível da agricultura e das pescas, os dois país criaram sociedades mistas para a exploração dos recursos existentes nos dois países.
"Queremos alargar os investimentos e também identificar novos projetos, nomeadamente na área financeira e da hotelaria e turismo onde também há potencialidades importantes em Angola", precisou José Maria Neves.
Adiantou que além de questões importantes relativas ao desenvolvimento de investimentos de Angola em Cabo Verde, das parcerias que existem entre empresas cabo-verdianas e angolanas, vai também abordar com as autoridades angolanas a possibilidade de realizar investimentos em Angola.
José Maria Neves revelou ainda que questões relacionadas com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), presidida atualmente por Angola, vão estar também na agenda das conversações com as autoridades angolanas.
O chefe do Executivo admitiu que a questão da paz e da estabilidade na Guiné-Bissau será um dos assuntos a ser discutido com as autoridades angolanas, uma vez que Angola tem um papel fundamental na projeção da CPLP, que tem no seu dossier a problemática da consolidação da paz e da democracia e do lançamento das bases do desenvolvimento naquele país lusófono da África Ocidental.
"O Presidente (angolano) José Eduardo dos Santos está profundamente empenhado na resolução dessa questão e é sempre bom estar em Angola e poder ver toda a dinâmica que este país quer imprimir à CPLP nos próximos dois anos", sublinhou o primeiro-ministro cabo-verdiano.
Neste sua visita a Angola, o chefe do Governo faz-se acompanhar do ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Veiga, e do Secretário de Estado adjunto do Primeiro-ministro, Humberto Brito.