Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e Angola reforçam cooperação no setor da comunicação social

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma delegação angolana, integrada por dirigentes do Ministério da Comunicação Social e responsáveis dos média públicos de Angola, iniciou sexta-feira uma visita de três dias a Cabo Verde para reforçar a cooperação entre os dois países no setor da comunicação social, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

No final de um encontro com o ministro cabo-verdiano dos Assuntos Parlamentares, que tutela o setor em Cabo Verde, o diretor nacional de Informação de Angola, Rui Vasco, que chefia a delegação multissectorial, disse aos jornalistas, as duas partes sentem a necessidade de que essas relações, que vem desde há muitos anos, devem ser “dinamizadas, elevadas a um nível superior e que se tornem cada vez excelentes”.

Rui Vasco lembrou que a visita da delegação, composta por nove elementos, dá sequência a um processo que começou com a recente visita a Angola do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

“Queremos reforçar essa cooperação com a Agência de Notícias (Inforpress), com a estação de televisão pública e com as empresas da radiodifusão, através de troca de conteúdos, troca de delegações, formações, digitalização dos arquivos, da modernização das estações de televisão, entre outras áreas”, recisou Rui Vasco.

Neste sentido, a delegação angolana irá encontrar-se, durante os três dias de visita, com responsáveis dos média públicos cabo-verdianos para que Cabo Verde e Angola possam encontrar “caminhos rápidos” para desenvolver essa cooperação.

A delegação efetuará também visitas às instalações da Inforpress, da Rádio de Cabo Verde (RCV), da Televisão de Cabo Verde (TCV) e da Rádio Educativa.

Entre os membros da delegação que se deslocou à capital cabo-verdiana figura a diretora de Relações Internacionais do Ministério da Comunicação Social de Angola, Maria de Lourdes Mouzinho, e membros dea direção das principais empresas estatais angolanas de imprensa, designadamente Radiodifusão Nacional (RNA), Televisão Pública (TPA), Agência de Notícias (Angop) e Edições Novembro.


-0- PANA CS/IZ 25jan2014