Cabo Verde e Angola estabelecem parceria nas ligações aéreas
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Cabo Verde Airlines (CVA) e a transportadora aérea angolana TAAG vão assinar sexta-feira, 26, um acordo de cooperação para a operacionalização em regime de code-share das ligações aéreas entre Luanda e a ilha cabo-verdiana do Sal, apurou a PANA na cidade da Praia.
Em nota divulgada esta terça-feira, a companhia aérea cabo-verdiana assinala que o acordo de code-share será oficializado na data em que vai ser retomada a ligação aérea entre os dois países a ser operada pela TAAG.
“Este serviço é um acordo de cooperação onde uma companhia aérea transporta passageiros de uma outra companhia através de códigos compartilhados num determinado voo”, revela a nota da CVA.
Neste caso, explica o documento, os passageiros com bilhetes para um voo da Cabo Verde Airlines entre Luanda e Sal serão transportados por uma aeronave da TAAG.
A companhia aérea cabo-verdiana acrescenta ainda que nesta “parceria a Cabo Verde Airlines será marketing carrier, ou seja, irá vender bilhetes com código próprio mesmo em voos operados pela TAAG, que nesta parceria atuará como operating carrier”.
Os voos serão operados por um B737-700, de 120 lugares, às sextas-feiras e aos domingos, com partida de Luanda às 22:50 horas locais e chegada ao Sal (via São Tomé e Príncipe) às 04:55 horas locais do dia seguinte.
O regresso está programado para as segundas-feiras e os sábados, com partida do Sal às 06:25 horas locais e chegada a Luanda (via São Tomé e Príncipe) às 16:20 horas locais.
As ligações entre Angola e Cabo Verde foram interrompidas, em 2016, altura em que a rota, operada pela TAAG, foi suspensa por falta de rentabilidade.
Em novembro passado, os governos de Cabo Verde e de Angola assinaram, na cidade da Praia, um memorando de entendimento para a recuperação dessas ligações.
Nesse acordo ficou expresso que as duas companhias pretendem aproveitar o hub do Sal e o aeroporto de Luanda para fazerem ligações a outros países, oferecendo à Cabo Verde Airlines conetividade para vários destinos na Europa, nos Estados Unidos, no Brasil e Senegal.
A TAAG ganhará conetividade para destinos como Brazzaville, Kinshasa, Lusaka, Harare, Maputo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Windhoek, São Tomé, bem como para voos domésticos em Angola.
-0- PANA CS/IZ 23abril2019